Projeto Arte-terapia

logo-arteterapia

O câncer é uma doença que atinge pessoas no mundo todo e pode causar impacto na vida das pessoas e seus familiares desde o diagnóstico, tratamento até a reabilitação.

Por ser um tratamento em muitos casos intenso, medicamento de uso contínuo, traz para o paciente sensações de fadiga, baixo auto estima favorecendo quadros depressivos. No adulto interfere na sua função social incluindo trabalho, a vida produtiva, relacionamento familiar, parceiros, amigos e outros interesses na vida funcional como angústia psicológica, impacto financeiro, alteração social, ansiedade em relação ao futuro e a saúde.

Em busca de alternativas que valorizem o acolhimento, que humanize o tratamento e consequentemente diminua a resistência e o medo as internações, o Hospital de Câncer de Mato Grosso incluiu em seus programas de assistência o Projeto Arte Terapia para adultos em novembro de 2007, desenvolvido pela Psicóloga Maria de Fátima Pedreira.

O objetivo terapêutico oferecido ao paciente inclui melhoria na qualidade de vida, a possibilidade de resgate da dignidade e da motivação para viver. Também auxilia a enfrentar mudanças relacionadas à imagem corporal e amenizar a dor emocional, aumentando a autonomia e confiança do paciente, fortalecendo algumas habilidades para enfrentar transtornos físicos e emocionais acarretados pelo tratamento.

O projeto aceita voluntários para ensinar novas formas de artesanato, materiais e equipamentos para realizar as atividades. Informações: Fátima (65) 98125-1818

banner-arteterapia-a