NIEPS

O Núcleo de Integração de Ensino, Pesquisa e Saúde da Associação Matogrossense de Combate ao Câncer – HCanMT é uma Unidade de aprendizagem do Hospital de Câncer de Mato Grosso que congrega profissionais de diferentes áreas da saúde com o objetivo de planejar, desenvolver e avaliar os resultados de atividades técnico-científicas de ensino, pesquisa e extensão, visando a criação e gestão do conhecimento em saúde do paciente oncológico e a melhor qualificação dos colaboradores internos do hospital. São finalidades do Núcleo de Integração de Ensino, Pesquisa e Saúde:

  • Planejar, incentivar, promover, supervisionar e divulgar a realização de trabalhos científicos.
  • Promover e supervisionar os processos educativos realizados no hospital.
  • Participar das atividades de planejamento e execução científica dos Programas de Residência realizados na Associação Matogrossense de Combate ao Câncer – HCanMT.
  • Coordenar estágios curriculares e extracurriculares não remunerados para profissionais de nível superior, estudantes e técnicos de nível médio das diversas áreas. Esses estágios serão regidos por normas estabelecidas pela Coordenação Parcerias com Instituições de Ensino do Núcleo de Integração de Ensino, Pesquisa e Saúde.
  • Incentivar, coordenar e supervisionar o desenvolvimento de projetos que visem melhorar a qualidade da prestação de serviços do hospital ou que estejam voltados para a educação da comunidade externa.

São de responsabilidades do NIEPS:

  • Programa de Residências (COREME e COREMU): Oferece apoio administrativo e logístico para as Residências:

COREME

  • Clínica Médica
  • Cirurgia Geral
  • Anestesiologia
  • Cancerologia Cirúrgica

COREMU

  • Bucomaxilofacial
  • Instituições de Ensino

Estágios/Parcerias/Covênios: O setor é responsável pela supervisão dos projetos relativos as atividades acadêmicas de graduação (estágios curriculares, estágios extracurriculares e visitas técnicas) que estiverem sendo desenvolvidos na Associação Matogrossense de Combate ao Câncer – HCanMT em parceria com Instituições de Ensino, observando suas normas legais de aplicação e elaborando Banco de Dados quantitativos e dos resultados que esses projetos estão promovendo para o ensino acadêmico de graduação e para a sociedade como um todo.

  • Centro de Educação: Define políticas de trabalho tanto do ponto de vista estratégico como do ponto de vista tático, baseada no Planejamento Estratégico da Associação Matogrossense de Combate ao Câncer-Hcan-MT e no Plano Operativo Anual que orienta as metas para as ações educativas a serem desenvolvidas no hospital. As ações de educação desenvolvidas são:
  1. Educação Continuada: Consiste em um programa de formação e desenvolvimento dos recursos humanos que objetiva manter a equipe em um constante processo educativo, com a finalidade de aprimorar os indivíduos e consequentemente melhorar a assistência prestada aos usuários.
  2. Educação Permanente em Saúde: Tem o processo de trabalho como seu objeto de transformação, com o intuito de melhorar a qualidade dos serviços, visando alcançar equidade no cuidado, tornando-os mais qualificados para o atendimento das necessidades da população, partindo da reflexão sobre a realidade do serviço e das necessidades existentes, para então formular estratégias que ajudem a solucionar estes problemas. Desta forma, a Educação Permanente é considerada como a educação no trabalho, pelo trabalho e para o trabalho nos diferentes serviços cuja finalidade é melhorar a saúde da população.
  3. Educação em Saúde: Tem como objetivo principal a Promoção de Saúde não considerando apenas a ausência de doença como sinônimo de vitalidade, mas sim qualidade de vida. Atua na conscientização coletiva e não apenas a individual, para que haja transformação social, rejeitando a imposição de conhecimento e preconizando a informação no modelo dialógico de educação, visando a autonomia para a atuação na promoção, identificação e resolução de problemas de saúde a partir de escolhas informadas.
  • Centro de Pesquisa: O Centro de Pesquisa ficará responsável pela supervisão e controle da ética científica analisando todos os projetos e trabalhos científicos que serão realizados em parceria com a Associação Matogrossense de Combate ao Câncer – HCanMT e se basearão nas normas e exigências dos órgãos competentes e fiscalizadores da ética científica do país. Ainda ficará responsável pela criação e oficialização das linhas e dos Grupos de Pesquisa.

 

  1. Eventos

O HCanMT acredita e investe no ensino, por meio da formação e capacitação de seus profissionais e de outras instituições. As iniciativas voltadas à capacitação de profissionais da saúde foram definidas e hoje proporcionamos, cursos de atualização, eventos científicos e treinamentos institucionais. Confira nossa agenda.

VEJA TODOS OS CURSOS E EVENTOS DO HCANMT